quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Isolamento Térmico e Acústico - Lã de Vidro e Lã de Rocha


Lã de Vidro
Depois do grave acidente na cidade de Santa Maria/RS ocorrido agora em janeiro, onde a Boate Kiss incendiou deixando centenas de mortos e vários feridos, vamos falar um pouco mais sobre isolamento térmico e acústico.

Vamos mostrar como a Lã de Vidro ou a Lã de Rocha pode ajudar na execução de nossos projetos de design de interiores comercias ou residenciais. Esses materiais são excelentes isolantes térmicos e para tratamento acústico também. Indicados para ambientes como restaurantes, cinemas, teatros, home theater, escritórios, lojas, supermercados, casas de shows, boates e residencias. Saiba um pouco mais sobre estes produtos.

Lã de Vidro:
É um dos mais tradicionais isolantes térmicos usados no mundo.
Na construção civil, tem contribuído para a obtenção do conforto térmico e acústico das edificações comerciais e residenciais.
O isolamento térmico também possibilita o uso racional de energia nas edificações, principalmente nos sistemas de ar-condicionado, pois possibilita o uso de equipamentos de menor porte (menor investimento), diminuindo o consumo.
A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvidas especificamente para melhorar o isolamento termo acústico das edificações.
É comercializada em rolos e em painéis, havendo uma diversidade de densidades e espessuras, que adequam-se a cada necessidade de nossos projetos.

Lã de Vidro
Características:

•  É leve, fácil de manusear e de cortar;
• São incombustíveis, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio;
• Não deteriora nem apodrece;
• Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias;
• Não atacam as superfícies com as quais estão em contato;
• Não é atacada nem destruída pela ação de roedores;
• Reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado;
• Não tem o desempenho comprometido quando exposto à maresia;
• Sua capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.
• Suporta temperaturas até 450ºC (produtos resinados) e 550ºC (produtos isentos de resinas);
• Alto poder de isolação térmica;
• Excelente absorção acústica;
• Não absorvem umidade e não sofrem danos estruturais;
• São inquebráveis, reduzindo as perdas nas obras;
• Não atacam as superfícies com as quais estão em contato;
• Não depositam quando submetidos a vibrações;
 Ausência total de partículas não fibradas. 

Aplicação:
Lã de Vidro no teto
 * Teto: Pode aplicar o produto no Teto, fornecido em mantas ou placas ensacadas, apresenta-se como uma das formas mais eficientes contra passagem de calor, possui praticidade de instalação e baixo custo.

Lã de Vidro na parede
Parede: Fornecido em placas, é a solução prática e eficiente para reduzir a entrada de calor pelas paredes externas. Aplicado entre paredes duplas de alvenaria ou madeira, é um grande aliado na isolação acústica.

Telhado: Fornecido em mantas ou placas ensacadas, é uma evolução do conceito habitual de construção de telhados, aliando 4 grandes vantagens: isolação à passagem de calor, redução de ruídos externos vindos do telhado, auxílio na impermeabilização do telhado e custo baixo

A lã de vidro é um isolante acústico? 

Lã de Vidro em placas e rolos

Resposta: A lã de vidro é um material absorvente e não um material isolante acústico, sua absorção diminui a reverberação (tempo que gasta) sonora nos ambientes, consequentemente diminuindo a intensidade sonora dos ruídos. 


A isolação sonora está relacionada ao peso próprio de cada material, quanto mais pesado , maior será seu poder de isolação. Há outro tipo de aplicação de materiais leves que garantem eficiência superior a de um material único com grande massa, que seria um sistema de descontinuidade dos meios, é o sistema massa+mola+massa onde a lã de vidro irá fazer a função de amortecedor sonoro. 

Uso da Lã de Vidro:
Execução de paredes divisórias internas para todas as áreas, em edifícios residenciais, comerciais, escolas, hotéis, cinemas, teatros, casas de show, shopping centers e outros; 

Vantagem da Lã de Vidro:
A rapidez, limpeza e praticidade de montagem, além da leveza do sistema e como destaque o característico desempenho da isolação acústica.

Fácil Transporte:
Devido a facilidade de transporte, a sua leveza e a rapidez de execução do sistema, obtém se redução do prazo e conclusão da obra, assim como das sobrecargas estruturais. O sistema pode ser utilizado em quaisquer situação de vedação interna, inclusive em áreas úmidas como cozinhas, banheiros, lavanderias e outros, uma vez que há integração total dos sistemas hidráulicos e elétricos.


1) Isolar a lage de cobertura e/ou teto.
2) Isolar as paredes externas ou as paredes divisórias com outras unidades habitacionais ou comerciais.
3) Isolar a lage de piso.
4) Isolar as paredes divisórias internas.


Lã de rocha

Lã de Rocha
Origem: A lã mineral, procedente de depósitos vulcânicos, era empregada pelos nativos das ilhas havaianas na cobertura de suas moradias para protegê-los do frio e do calor. 


Características:
• Incombustibilidade
• Resistência ao fogo
• Segurança
• Proteção pessoal
• Favorável custo/benefício
• Absorção acústica
Lã de Rocha
Propriedades:
• Facilidade de manuseio
• Boa resiliência
• Resistentes a vibrações
• Não higroscópicos
• Imputrescíveis e quimicamente neutros
Lã de Rocha
Aplicações:

Para isolamento termo-acústico de:
- Dutos de ar condicionado
- Tubulações
- Equipamentos
- Coberturas
- Sobre forros vazados
- Sobre forros falsos
- Entre telhas metálicas
- Entre alvenarias
- Entre divisórias
- Dutos de exaustão para cozinhas industriais e restaurantes

Garante:
• Garante conforto ambiental,
• Segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais,
• Gera economia de energia com aumento de produtividade.


Lã de Rocha
· Propriedades Térmicas: Reduzem o fluxo (ou troca) de calor entre a superfície interna e externa isolada, devido à sua baixa condutividade térmica.

Processo de Fabricação: A lã de rocha é fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais através do processo de spinning. 
Aquecidos a 1500ºC são transformados em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas, permitem a fabricação de produtos leves e flexíveis até muito rígidos, dependendo do grau de compactação.

· Comportamento ao fogo: A lã de rocha, independente da densidade, é incombustível, o que assegura total tranquilidade durante a montagem e após sua aplicação, e principalmente em seu armazenamento. 

Lã de Rocha entre alvenaria
 · Propriedades Acústicas: Graças à sua estrutura fibrosa, possui elevados índices de absorção acústica, tornando possível a sua utilização na redução do ruído na fonte, através de tratamento acústico do ambiente, ou como auxiliar na redução na transmissão de som entre ambientes. 
Lã de Rocha na parede
· Físicas
. Resiliência: Recupera a espessura original, após a retirada da força que causou a deformação. 
. Resistência à água: A lã de rocha basáltica é repelente à água na forma líquida devido aos aditivos adicionados ao produto.

Segurança para o usuário:
A Lã de Rocha foi classificada no Grupo 3 (Material não Cancerígeno), segundo relatório da IARC (International Agency for Research on Cancer). A IARC, sediada em Lyon (França), é um órgão pertencente à Organização Mundial da Saúde da ONU.


Lã de Rocha
 Qual a diferença entre lã de vidro e lã de rocha?

Matéria Prima: Os produtos basicamente se diferem quanto à matéria-prima utilizada.
"Areia para lã de vidro e rochas para lã de rocha",

A principal característica: dos dois materiais é a propriedade de isolante térmico e acústico.

À temperatura ambiente e para uso em edificações habitacionais, os dois produtos não apresentam diferenças significativas.

A escolha entre um ou outro vai depender de exigências específicas da área em que será aplicado. "A lã de rocha pode resistir a temperaturas mais elevadas, superiores a 200ºC, ainda que seja sempre mais indicado consultar as especificações de cada fabricante".

Fonte: www.isolatec.com.br,  www.metalica.com.br,  www.isover.com.brwww.isar.com.br

Texto:
Monika Kick
by Teia Design
(31) 9976-8235






Entre em contato com a Teia Design:




P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design
Espaço Empresarial Todeschini
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 466 | Centro - Lagoa Santa/MG – Brasil | CEP: 33.400-000
(31) 9976-8235 ou  (31) 8872-5860 

9 comentários:

  1. Para um studio de gravação que material vocês aconselham usar? A idéia é reduzir a entrada de ruído externo para que não seja captado pelos microfones altamente sensíveis do studio e ter absorção da reverberação internamente.

    ResponderExcluir
  2. Bom que eles respondem rápido, né? Super atenciosos com os clientes (ou o que SERIA um possível cliente). Boa sorte pra nós. :)

    ResponderExcluir

  3. VENDA DE LÃ DE ROCHA E VIDRO - TELE PEDIDO SIMONE: 31 8482-4151 (CLARO) 31 8894 6919 ( OI ) 31 2515 4760

    A partir de 18,00 o m2. temos varias espessuras e densidades. lã de rocha e de vidro para estudios de musica, apartamentos, casas geminadas e salas de motores.

    A lã de rocha mineral é um material absorvente e não um material isolante acústico, sua absorção diminui a reverberação (tempo que gasta) sonora nos ambientes, consequentemente diminuindo a intensidade sonora dos ruídos.

    O sistema pode ser utilizado em quaisquer situação de vedação interna, inclusive em áreas úmidas como cozinhas, banheiros, lavanderias e outros, uma vez que há integração total dos sistemas hidráulicos e elétricos.

    Propriedades Térmicas: Reduzem o fluxo (ou troca) de calor entre a superfície interna e externa isolada, devido à sua baixa condutividade térmica.

    Processo de Fabricação: A lã de rocha é fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais através do processo de spinning.
    Aquecidos a 1500ºC são transformados em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas, permitem a fabricação de produtos leves e flexíveis até muito rígidos, dependendo do grau de compactação.


    • Suporta temperaturas até 450ºC (produtos resinados) e 550ºC (produtos isentos de resinas);
    • Alto poder de isolação térmica;
    • Excelente absorção acústica;

    Características:
    • Incombustibilidade
    • Resistência ao fogo
    • Segurança
    • Proteção pessoal
    • Favorável custo/benefício
    • Absorção acústica

    Aplicações:

    Para isolamento termo-acústico de:
    - Dutos de ar condicionado
    - Tubulações
    - Equipamentos
    - Coberturas
    - Sobre forros vazados
    - Sobre forros falsos
    - Entre telhas metálicas
    - Entre alvenarias
    - Entre divisórias
    - Dutos de exaustão para cozinhas industriais e restaurantes


    · Propriedades Acústicas: Graças à sua estrutura fibrosa, possui elevados índices de absorção acústica, tornando possível a sua utilização na redução do ruído na fonte, através de tratamento acústico do ambiente, ou como auxiliar na redução na transmissão de som entre ambientes.

    Lã de Rocha na parede
    · Físicas
    . Resiliência: Recupera a espessura original, após a retirada da força que causou a deformação.
    . Resistência à água: A lã de rocha basáltica é repelente à água na forma líquida devido aos aditivos adicionados ao produto.



    Telefone: 31 8482 4151 - 31 2515 4760

    ResponderExcluir
  4. A Rocher Drywall é uma empresa que está no mercado de Construção a seco vem satisfazendo seus clientes com que há de melhor em ferramentas de última geração e mão de obra especializada. Nosso diferencial além de atender o cliente com qualidade, rapidez e segurança, é oferecermos aos nossos clientes um acabamento de primeira, prezando pelas regras estabelecidas pela ABNT, . A Rocher Construção a seco é uma empresa especializada no mercado de Construção a seco para atendê-lo nos serviços de: Forro Acartonado Forro Mineral Drywall ( Paredes e Forros de gesso ) Reforma em geral Steel Frame Tratamento acústico Instalação Elétrica. Atendemos todo o território nacional. Visite nosso site e conheça mais da nossa empresa. Temos uma equipe pronta para atendê-lo. 31 2531 7777

    http://www.rocherdrywall.com.br

    email: contato@rocherdrywall.com.br

    ResponderExcluir
  5. estou muito interessada em saber como aplicar nas paredes de alvenaria e madeira ,estou querendo construir uma casa na chacara e pega o sol o dia inteiro,muito quente,poristo meu interesse pelo manta de vidro ou rocha,nao sei qual o melhor pra min,aqui na minha cidade so tem para cobertura ,no caso a manta termica.quanto custa o mt. minha casa vai ser de 135 metros;3 m e 30 de altura.

    ResponderExcluir
  6. Já tenho as paredes contruídas e não é possível colocar outra externa devido ao espaço a aplicação da lã de vidro seria possível diretamente em uma parade de alvenaria ?

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde,
    Gostarai de saber qual é o melhor metodo de fixação da La de Rocha quando instalamos entre telhas de um Galpão na parte lateral do Predio. Atualmente na instalação estou prendento com o cartola (altura da telha 6m e esp. cartla de 1m) e parafusando e apos esse prcesso estou colocando a segunda telha.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Estou precisando para teto de apto, para isolar som aéreo qual é a recomendada e densidade?

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Existem painéis de la de rocha com o mesmo perfil das telhas calandradas? Perfil tipo W? Ou só existe em rolos ou painéis retos?
    Obrigado

    ResponderExcluir