terça-feira, 9 de abril de 2013

Estilo Minimalista na Teia Design

Por Monika Kick
by Teia Design


O Minimalismo refere-se a diversos movimentos artísticos e culturais. Esses movimentos tiveram uma grande influência nas artes visuais, no design, na música e claro que na tecnologia também. O Estilo Minimalista surgiu por volta de 1970, 1980. Conheça um pouco deste estilo, que é muito usado hoje em dia, em muitos projetos de Design de Interiores e na Arquitetura.

A primeira regra do Estilo Minimalista é a organização, ou  seja, tudo guardado, usou guardou. Nada fica fora do lugar. Tem lugar e espaço para tudo. Os ambientes com design Minimalista, contem apenas o essencial e sempre são associados a estética à funcionalidade do espaço, sendo que, a funcionalidade é a sua característica principal.










Linhas retas e simples dominam o ambiente Minimalista. Estilo onde menos é mais. Podemos dizer que é exaltação à arte de viver com o mínimo. Explora as formas simples dos móveis. Falta de adorno e objetos supérfluos fazem jus a este estilo. Nada de muitos enfeites, muito pelo contrário, tudo muito limpo e sem adornos exagerados.









Estilo de certa forma, um pouco frio. Pode parecer bem impessoal pela ausência de fotos e referências pessoais. Poucos itens nos ambientes e com os móveis distantes entre si. Celebração do espaço vazio. Ausência total de coleções. Muito espaço para guardar as coisas escondidas. Nenhuma cor contrastante ou de fundo, ou seja, a preferência é muito branco e preto. Os tons neutros como cinza, castanho, verde, azul, aparecem como detalhes, nada exagerado.




O mobiliário Minimalista geralmente é feito pela escolha entre as formas geométricas bem imponentes e com alguma simetria. Nos móveis como gavetas e armários não são utilizados puxadores, confira nas fotos que postamos. Os puxadores ficam embutidos e os sistema mais utilizado é  fecho-toque. Nichos ou prateleiras abertas são evitados no Estilo Minimalista. Os eletrodomésticos e os equipamentos eletrônicos, tornam-se objetos de design e arte. Nos móveis muita laca, madeira. Sempre lembrando que, o Estilo Minimalista aprecia superfícies lisas, sem texturas.




Para a iluminação de uma maneira geral,  não se usa candelabros, lustres charmosos, pendentes, nem arandelas nas paredes. A iluminação é sempre embutida e de preferência que não chame muito atenção. Automatização dos ambientes são pontos fortes no Estilo Minimalista.

Os revestimentos usados neste estilo, geralmente são materiais duros como: metal, aço, pedra, vidro, muito inox, espelhos, acrílico, muito mármore e granito sempre polidos.

Os acessórios decorativos neste estilo devem ser discretos e não devem preencher os espaços, ou seja, não devem chamar atenção, devem ser discretos. Os materiais são mais artificiais do que naturais.

Texto: Monika Kick by Teia Design Interiores






Fotos: Casos de Casa, Decoracaos, Dream houses holding, Embelessa, Estilo ambientación, Salvador Santorsola, Johnson Chou, Taringa, Tecnohaus, Trendir Modern.




Teia Design Interiores apresentando Estilo Minimalista para você!

Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:






P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!


Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9.9976-8235



Nenhum comentário:

Postar um comentário