sábado, 18 de maio de 2013

Dia Internacional do Museu

Dia 18 de Maio

Conceito de Museu

“O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que promove pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu ambiente, adquire-os, conserva-os, comunica-os e expõe-nos para estudo, educação e prazer” (conceito de museu do Conselho Internacional dos Museus – ICOM)



Breve História dos Museus:

A palavra “MUSEU”, de origem grega, significa “templo das musas”., e já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

Hoje, o International Concil of Museums a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública.     

Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane (1660-1753), que deu origem ao Museu Britânico.

O primeiro museu público só foi criado, na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.

O Séc. XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda).
Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco). Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.



Museu de Artes e Ofícios
em Belo Horizonte, MG - Brasil

Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte/MG - Brasil

Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte/MG - Brasil
O que é: Museu que explora a história e as relações sociais do trabalho no Brasil. Foi construído em 2005 na antiga Estação Central da Estrada de Ferro Central do Brasil.

O que você pode estudar: História do Brasil e desenvolvimento da indústria no país.

Expõe: O museu expõe mais de 2.400 peças que envolvem o trabalho: ferramentas, móveis e utensílios. Com as exposições você pode refletir sobre a revolução industrial e seu impacto no país e o surgimento das máquinas e produção em série nas fábricas brasileiras.

Marque na agenda: De terça a sexta-feira, das 12h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. Praça Rui Barbosa s/n°, Centro. Telefone: (31) 3248-8600.



Museu da Língua Portuguesa
São Paulo/SP - Brasil
Museu da Língua Portuguesa - São Paulo/SP - Brasil

Museu da Língua Portuguesa - São Paulo/SP - Brasil
O que é: Localizado na Estação da Luz, é um museu interativo com recursos audiovisuais que explora o dinamismo da língua portuguesa: seu nascimento, história e desenvolvimento, além da relação com cultura e sociedade brasileiras. Se você visitá-lo aos sábados, melhor ainda: a entrada é gratuita.

O que você pode estudar: Português e Literatura
Há uma linha do tempo onde você conhece a história da língua portuguesa e como ela foi se desenvolvendo até os dias de hoje. Você também pode entender as influências de diversos idiomas na nossa língua, como o latim, o francês, as línguas africanas e os idiomas indígenas.

Exposições: As exposições temporárias do museu já abordaram grandes escritores brasileiros, como Clarice Lispector, Machado de Assis e Guimarães Rosa. Atualmente, quem visitar o museu aos finais de semana e feriados participa de um passeio monitorado pela Estação da Luz e entende o impacto que teve a ferrovia Santos-Jundiaí na economia e sociedade brasileiras no final do século 19 e começo do século 20.

Marque na agenda: De terça a domingo, das 10h às 18h. Não abre às segundas-feiras.

Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro. Telefone: (11) 3326-0775.



Museu de Arte do Rio
Rio de Janeiro/RJ - Brasil


Museu de Arte de Rio - Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Museu Nacional da Austrália

Museu Nacional da Austrália

Museu Histórico Alemão - Deutsches Historisches Museum
Berlim - Alemanha


Museu Histórico da Alemanha - Berlim
O Museu Histórico Alemão como o nome já indica é um museu dedicado à narrativa da história da Alemanha e de seu povo. O museu está abrigado no belo e imponente Zeughaus, que é o prédio mais antigo da avenida Unter den Linden.

Sob o comando do príncipe-eleitor de Brandenburg Friedrich III, o Zeughaus foi construído entre 1695 e 1706 para armazenar o arsenal militar da Prússia. No final do século XIX, o antigo depósito de armas se tornou um museu de história da Prússia com um grande acervo de artigos militares.
Durante a Segunda Guerra Mundial o prédio foi bastante danificado por bombas e granadas, sendo restaurado entre 1948 e 1965.

Museu Histórico da Alemanha - Berlim
Logo após a guerra, as forças aliadas fecharam o Museu de Guerra Zeughaus, que funcionava até então no local.  O Zeughaus, que ficou no setor soviético, passou a abrigar à partir de 1952 o Museu de História Alemã, fundado pelo governo da Alemanha Oriental e que mostrava a história mais recente sob a perspectiva comunista. Em setembro de 1990, após a queda do muro, este museu foi fechado pelo último governo da Alemanha Oriental e seu acervo, incluindo o prédio, foi transferido para o Museu Histórico Alemão, que havia sido fundado em outubro de 1987 pelo governo da Alemanha Ocidental.

A primeira exibição do Museu Histórico Alemão no prédio Zeughaus ocorreu em setembro de 1991.
Museu Histórico da Alemanha - Berlim
No prédio Zeughaus, o Museu Histórico Alemão mostra a exposição permanente, “A História alemã  através de imagens e testemunhos”. A exposição conta 2 mil anos de história alemã, desde o seu início até os tempos modernos. A exposição que tem mais de 8 mil objetos apresenta a história da Alemanha enquadrada no contexto internacional, mostrando as interligações e intercâmbio com os países vizinhos. São mostrados os acontecimentos políticos e conflitos, mas também o desenvolvimento social e econômico.

Horário: O Museu Histórico Alemão é aberto diariamente das 10:00 às 18:00, ficando fechado nos dias 24 e 25 dezembro. A entrada é grátis para crianças e adolescente até 18 anos.

Endereço: Unter den Linden 2 – Mitte, 10117 Berlim

Como Chegar: S-Bahn:  Linhas S5, S7 e S75, estação Hackescher Markt

Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL,  parada Staatsoper






Entre em contato com a Teia Design Interiores:






Teia Design Interiores mostrando Museus no Dia Internacional do Museu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário