segunda-feira, 15 de julho de 2013

Objetos com Design no mobiliário

Design no mobiliário: criação de novos objetos de design que cumprem a sua forma, sua função e sua beleza e revolucionam nossa maneira de pensar, agir e consumir.

SuperLimão

Antônio Carlos Figueira de Mello,
Thiago Rodrigues,
Lula Gouveia e
Sérgio Cabral,

A partir de um processo empírico, os designers Antonio Carlos Figueira de Mello, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia e Sérgio Cabral, do estúdio paulista SuperLimão, dão vida ao mobiliário. Traduzindo: eles deixam mesmo a peça tomar chuva, sol, vento e o que tiver que acontecer até chegarem ao resultado desejado. Preocupados com o impacto ambiental e social, os sócios prezam por materiais pouco comuns, como descartes industriais. É deles, inclusive, o projeto do banheiro do apartamento de Humberto Campana, no qual as tubulações ficam aparentes. Fundado em 2002, o estúdio cria móveis premiados, caso da cadeira feita de chapa de papelão prensado, primeira invenção do coletivo. Do lixo para o ateliê, o papelão ganhou um tratamento estético e se tornou um dos objetos mais requisitados do SuperLimão.


Poltrona de Papelão prensado - design Super Limão


Brunno Jahara: Com um pé no Rio de Janeiro, onde nasceu, e outro em São Paulo, onde trabalha, Brunno Jahara apresenta uma visão própria, e bem brasileira, na assinatura de suas peças. Em seus desenhos, frequentemente, misturam-se formas orgânicas com inspiração tropical, a partir de uma diversidade de materiais. Caso da coleção Batucada, apresentada no Salão do Móvel de Milão em 2010. São vasos, tabuleiros, candeeiros e luminárias com cara de metal amassado de tanto batuque. Coloridos, os objetos de alumínio anodizado (processo que conferiu resistência ao material) chamam a atenção pela singularidade da forma, do uso de materiais recicláveis e de uma apropriação da cultura dos morros cariocas.

Batucada - designer Brunno Jahara


Bernardo Senna: Nascido no Rio de Janeiro, Bernardo Senna participou da criação da primeira revista brasileira de design on-line, a Novo Conceito. Entre 2004 e 2006, coordenou o CentroDesignRio e, em 2005, foi convidado a representar os designers da sua geração no Salão Maison et Objet em Paris. Apesar de trabalhar com criações em larga escala, para grandes empresas nacionais e estrangeiras, o designer surpreende aqueles que compram seus produtos, seja pelo uso de novos materiais, seja pelas soluções, seja pela tecnologia. A estante Torta, peça que desenhou em 2000 para a Tok & Stok, foi um dos projetos que, segundo o próprio designer, permitiu uma compreensão do que ele realmente buscava ao trabalhar com design.


Estante Torta - designer Bernardo Senna


Zanini de Zanine: Designer carioca, Zanini de Zanine cresceu em meio a artistas plásticos, designers e compositores brasileiros. Um cenário que não poderia responder a outra coisa senão pelas criações orgânicas, criativas e contemporâneas do seu ateliê. Filho do designer José Zanine Caldas, tomou gosto pela madeira ao acompanhar o trabalho do pai e decidiu dedicar-se ao design de móveis, após um estágio com Sérgio Rodrigues. A partir de 2003, quando concluiu o curso de desenho industrial, Zanini deu início à produção de móveis feitos de madeira de demolição (colunas, vigas e mourões de casas antigas), que logo foram batizados de “Carpintaria Contemporânea”. Dois anos depois, criou uma nova linha de móveis feitos a partir de plástico, metacrilato e metais. Entre algumas das peças destacadas pelo próprio designer como significativas, está a poltrona Balanço, criada para a marca francesa Tolix e apresentada no Salão Maison et Objet em Paris no ano passado.


Poltrona Balanço - designer Zanini de Zanine







Entre em contato com a Teia Design Interiores:





P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design: não basta ser bonito, tem que ter estilo

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por entrar em contato com a Teia Design. Muito obrigada! Trabalhamos com prazer em projetos de design e o Blog é a ferramenta ideal para falarmos sobre design de interiores. Que bom que você gostou das referências que postamos no Blog. Qualquer dúvida entre em contato com a Teia Design. Grande abraço,

      Excluir