quinta-feira, 16 de abril de 2015

QUARTAS ITALIANAS NA CASA FIAT DE CULTURA - vida e obra de artistas como Michelangelo, Caravaggio, Pirandello e Alessandro Manzoni

por Monika Kick

O Blog da Teia Design Interiores e Eventos publica o "Release" recebido via e-mail, da AMIDE - associação mineira de decoradores de nível superior, sobre o evento:

 "QUARTAS ITALIANAS NA CASA FIAT DE CULTURA" em parceria com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte/MG-Brasil.

Este evento é um Ciclo de Palestras e aborda a vida e obra de artistas como:

Michelangelo,
Caravaggio,
Pirandello e
Alessandro Manzoni


Leia o Release completo: Agende! Participe! Divulgue!





"QUARTAS ITALIANAS NA CASA FIAT DE CULTURA"

Palestras que abordam a cultura italiana trazem para o público artistas como Pirandello, Caravaggio, Michelangelo e Alessandro Manzoni


"A Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fundação Torino e o Consulado Italiano em Belo Horizonte, lança neste mês o Ciclo de Palestras “Quartas Italianas”, que apresenta marcos da cultura e da história italiana que influenciaram o pensamento e o contexto artístico mundiais. A primeira edição do evento aborda a vida e obra de artistas como Michelangelo, Caravaggio, Pirandello e Alessandro Manzoni, com especialistas em história da arte, literatura e artes plásticas, proporcionando ao público a oportunidade única de se aprofundar no universo artístico e literário, com entrada gratuita. As palestras são realizadas sempre às 19h30, sujeitas à lotação (200 lugares) e contam com tradução simultânea.

No dia 15 de abril, o especialista em história da arte pelo Istituto Statale d’Arte di FirenzeLuciano Sepulveda, leva o público a uma breve viagem pela vida do grande gênio do Renascimento, Michelangelo Buonarroti, por meio de suas obras mais significativas. O primeiro romance moderno da língua italiana, I Promessi Sposi, de Alessandro Manzoni, ganha atenção do público no dia 29 de abril, com o especialista em literatura italiana Umberto Casarotti. As inovações teatrais de Pirandello, como o teatro do grotesco, o teatro do absurdo e a teoria do humor, serão abordadas por Ricardo Cassoli no dia 13 de maio. Para encerrar a primeira edição das “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura”, Luciano Sepulveda retorna no dia 27 de maio para que o público possa compreender a grande revolução artística realizada pelo gênio do Barroco Italiano: Caravaggio.   

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, é impossível não corresponder ao interesse pela cultura italiana, “principalmente nesta cidade que tanto recebeu dessa mesma cultura, desde sua construção. É nosso dever intensificar as oportunidades de difusão e discussão desses valores, pela própria origem itálica das duas instituições, a Casa Fiat de Cultura e a Fundação Torino".

A Fundação Torino e a Casa Fiat de Cultura uniram arte e educação em um só espaço. “Com as Quartas Italianas poderemos ampliar repertório, transformar e criar novos conhecimentos. No ano em que a Fundação Torino completa 40 anos, trazemos com essa parceria um pouco do nosso universo de arte e educação por meio de palestras, com nossos professores especialistas em literatura e artes plásticas. Un poco d’Italia per voi”, completa a diretora geral da Fundação Torino, Márcia Naves.

As “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” vão estimular o público a se aprofundar em temáticas relevantes da cultura italiana. Todas as palestras contam com renomados profissionais da Fundação Torino, instituição que contribui na difusão da cultura italiana no Brasil, e apoio do Consulado Italiano em Belo Horizonte.


Casa Fiat de Cultura
Instalada na Praça da Liberdade, onde integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura é considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, destacando-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação.

Com nove anos de atuação, 17 exposições e mais de 700 mil visitantes, a Casa Fiat de Cultura é responsável por reunir acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo. A instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos, contribuir para a formação de público, ampliar o acesso à produção artística brasileira e internacional e promover o desenvolvimento humano e social. Sempre com programação gratuita, entre seus objetivos estão a valorização do patrimônio, a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Fundação Torino
A Fundação Torino se desdobra em dois segmentos: Escola Internacional da educação infantil ao ensino médio/técnico, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, com alfabetização bilíngue e ensino de outros três idiomas ao longo do percurso escolar. Recebeu 132 novos alunos no ano de 2015, totalizando 1254 alunos. E o Centro de Língua e Cultura Italiana, que, além de se ocupar do ensino do idioma italiano e também do português para estrangeiros, promove diversas atividades culturais (projeções cinematográficas, cursos de gastronômicos, etc) referentes à Itália. Hoje presente em três pontos da cidade: Belvedere, Prado e Savassi, com 330 alunos distribuídos entre os cursos regulares, de férias e in company. A Fundação Torino recebeu, em 2014, o 3º lugar no Prêmio Cultura Empreendedora do SEBRAE-MG, por seu projeto de Novas Tecnologias e também o Prêmio Construindo a Nação por meio do projeto pedagógico Generocídio – um mapa virtual da violência contra a mulher.


A Fundação Torino atua como Escola Internacional, do ensino materno ao médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferencendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades  do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades americanas. Atuando também como Centro de Língua e Cultura Italiana em 3 pontos da Cidade - Belvedere, Prado e agora na Savassi, na Casa Fiat de Cultura – oferece o ensino do idioma italiano e do português para estrangeiros e promove diversas atividades culturais (projeções cinematográficas, cursos de gastronômicos, etc) referentes à Itália. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, a exemplo do Atentado Poético, iniciativa inspirada no site www.bookcrossing.com, voltado para a troca de livros e experiências de leitura, que hoje evoluiu trazendo as várias conexões da poesia com outros temas, como música, arte e da fotografia."


Serviço
Quartas italianas na Casa Fiat de Cultura

“Michelangelo Buonarroti”, 15 de abril, às 19h30
Prof. Luciano Sepulveda de Souza, Formado em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UnB (Universidade de Brasília), Pós-Graduação em Técnicas antigas e modernas de decoração pictórica e História da Arte pelo “Istituto Statale d’Arte di Firenze (Itália)

“I Promessi Sposi” di Alessandro Manzoni, 29 de abril, às 19h30
Prof. Umberto Casarotti, formado em Literatura Italiana. Ensina Literatura Italiana, é palestrante e autor de várias publicações, em particular sobre Giacomo Leopardi.
(Palestra ministrada em italiano, com tradução simultânea)

“Pirandello e il Teatro moderno”, 13 de maio, às 19h30
Prof. Riccardo Cassoli, Formado em Literatura italiana, palestrante, pesquisador. Ensina Literatura Italiana e é Diretor Didático da Escola Internacional “Fundação Torino”.
(Palestra ministrada em italiano, com tradução simultânea)

“Caravaggio”, 27 de maio, Às 19h30
Prof. Luciano Sepulveda de Souza, Formado em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UnB (Universidade de Brasília), Pós-Graduação em Técnicas antigas e modernas de decoração pictórica e História da Arte pelo “Istituto Statale d’Arte di Firenze (Itália)

Entrada Gratuita 
Auditório da Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
4º andar 
Espaço sujeito à lotação (200 lugares)

Informações
(31) 3289-8900
Instagram:@casafiatdecultura

Informações para imprensa:
Personal Press
Polliane Eliziário

Anne Morais




Vamos fazer seu projeto?
Entre em contato com a Teia Design:




P   Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente !!!

Teia Design - Interiores e Eventos
Projeto Residencial | Comercial | Paisagismo | Eventos
Lagoa Santa/MG – Brasil
(31) 9976-8235 ou  (31)  9790-6253  ou  (31) 8872-5860

Nenhum comentário:

Postar um comentário